domingo, 5 de maio de 2013

O banco de três pés Tage Frid (1915 – 2004).


Tage Frid (1915 – 2004)
Tage (pronuncia-se “Tay”) Frid era marceneiro, designer e professor, e também foi editor e colaborador da revista Fine Woodworking, desde a edição nº 1 a nº 171. É o autor da clássica série de livros Tage Frid teaches woodworking, publicado pela editora Taunton.”
Foto da contracapa do livro Tage Frid teaches woodworking, ed. Tauton.
“Nascido na Dinamarca, Frid foi aprendiz de um mestre artesão chamado Gronlund Jensen, iniciando em sua oficina aos 13 anos de idade. Cinco anos mais tarde recebeu o status de oficial (journeyman). Seguiu cursando arquitetura de interiores, enquanto trabalhava numa oficina de marcenaria com seu estilo dinamarquês moderno – a sua marca registrada. Em 1948 Frid mudou-se para os Estados Unidos, convidado para trabalhar como professor na School for American Craftsmen, primeiro em Alfred University e, posteriormente, no Rochester Institute of Technology. Então, em 1962 Frid lançou o primeiro programa de nível universitário em Marcenaria e Design de móveis em Rhode Island School of Design, onde sua influência floresceu para o próximo quarto de século.”
O banco de três pés
Criada em 1982, originalmente feito de nogueira (walnut), Tage Frid construiu três versões da seu banco de três pés, modificando apenas o comprimento das pernas. No entanto, Frid condenava o design de bancos e cadeiras de três pés em geral, por oferecer riscos. Se uma pessoa sentada num banco de três pés inclina para um dos lados, este pode desequilibrar e tombar. Em seu design Frid evita esta falha, devido ao formato em “T” do seu assento: “O assento em forma de “T” contraria a tendência do banco de tombar, porque não existe área de assento na parte traseira para empurrar. O peso do corpo de quem senta está localizada sobre as duas pernas da frente, resultando num banco de três pés estável.” (Tage Frid teaches woodworking – Furnituremaking, ed. Tauton, pg. 145

 fonte: http://diegodeassis.wordpress.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário